O presente regulamento dispõe sobre as normas, prazos, premiações e demais providências referentes ao Joga5 2025 – FM.
As Partidas serão realizadas nas dependências da Quintino Futsal, na Rua Rosa Carvalho Chaves, 367, Fanny, Curitiba/PR.
Casos omissos em relação às previsões deste regulamento serão analisadas pelo STJD, individualmente.
Desse modo, também contamos com nossos jogadores para estabelecer e seguir os seguintes princípios:
1.1. DA INSCRIÇÃO
1.1.1. Os pagamentos da Inscrição devem ser efetuados até o dia e somente pelos métodos informados no grupo de Whatsapp. Após essas datas, os Atletas que não pagarem, estarão automaticamente impedidos de jogar, sendo que estes serão avisados com a devida antecedência.
1.1.2. O valor da Inscrição é utilizado para pagamento dos uniformes, da arbitragem, da locação da quadra em que serão realizados os jogos e suas estruturas, além de custear a realização de eventos do Joga5, tais como Media Day, Churrascos, eventos de final de ano, premiações, troféus e medalhas e arbitragem.
1.2. DO RESSARCIMENTO
1.2.1. A parcela do valor da Inscrição referente ao pagamento do uniforme, constituído de camisa, calção e meião (Kit Uniforme) não será ressarcida e a parcela da inscrição correspondente aos jogos, eventos e churrascos será descontada proporcionalmente.
1.3. REGRAS DE CONVIVÊNCIA
1.3.1. O Joga5 preza o RESPEITO ao companheiro de time, adversários, árbitros, familiares, torcedores e as dependências de nossa casa, a Quintino Futsal.
1.3.2. O Joga5 e seus Atletas NÃO TOLERAM AGRESSÕES FÍSICAS, mesmo que o jogo seja pegado, o que é incentivado, mas DEVE ser LEAL e respeitar a integridade dos nossos Atletas e dos demais envolvidos nas Partidas, nem todos nossos Atletas (90%) se apresentam em suas melhores condições físicas. Diga não à violência.
1.3.3. Todo caso de agressão física deverá ser levado ao conhecimento dos membros de STJD, os quais deverão julgar caso por caso, observando a ampla defesa e o contraditório, para deliberação. Sendo os membros do STJD habilitados a julgar o caso, nenhuma decisão pode ser revertida uma vez que informada de forma oficial.
1.3.4. Com base no artigo 251 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o Atleta que “reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o arbitro, auxiliares ou membros do STJD”, deverá ser julgado por todos os membros do STJD não envolvidos no incidente, podendo, após a apreciação acima mencionada, ser penalizado com uma punição maior do que a aplicada pelo árbitro da Partida.
Ex: caso o Semi-Atleta seja expulso durante a partida e tenha atitudes antidesportivas com árbitros ou membros do STJD, o mesmo poderá pegar 2 jogos de suspensão, 1 jogo pela expulsão e o outro por votação do STJD.
1.3.5. O Atleta que infringir os pontos do regulamento aqui apresentado, será passível das seguintes punições:
1.4. Todos os Atletas inscritos se comprometem a fazer o bom uso do estabelecimento e equipamento disponibilizado pela organização.
2.1. Durante a Fase de Classificação, cada as Partidas serão compostas de 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos cada um, com 2 (dois) minutos de intervalo.
2.1.1. Na Fase de Classificação, o último minuto de cada um dos tempos será cronometrado, ou seja, a cada interrupção da Partida, o cronômetro será parado, retomando a contagem a partir do momento em que a bola foi colocada em jogo.
2.2. Durante a Fase Eliminatória, cada tempo terá duração de 20 (vinte) minutos, com 5 (cinco) minutos de intervalo.
2.2.1. Durante a Fase Eliminatória cada equipe terá direito a dois pedidos de tempo com duração de um minuto, sendo um pedido em cada tempo do jogo (1º e 2º tempos).
2.2.2. Durante a Fase Eliminatória, os dois últimos minutos de cada um dos tempos será cronometrado, ou seja, a cada interrupção da Partida, o cronômetro será parado, retomando a contagem a partir do momento em que a bola foi colocada em jogo.
2.2.3. O tempo da partida será controlado pela mesa de auxílio à arbitragem, ocorrendo defeito no relógio, o cronômetro de back up e decisão em relação à duração da partida será dos árbitros principais.
3.1. Cada Equipe contará com 7 (sete) jogadores, conforme estabelecido no Sorteio realizado na data de 15 de fevereiro de 2025.
3.2. O número indicado para realização das partidas para ambas as equipes na quadra é de 5 (cinco) Atletas, sendo 1 (um) deles, obrigatoriamente, o goleiro. Além disso, o banco de reservas que deverá ser composto por, no máximo, 2 (dois) Atletas suplentes, não havendo nenhum tipo de limite de alterações durante a realização das Partidas.
3.2.1. Durante a realização das partidas, as substituições deverão ocorrer somente nas áreas indicadas próximas ao banco de reservas em que cada equipe estiver ocupando, conforme regras oficiais do futsal. A substituição realizada de forma errada é passível de punição pela arbitragem.
4.1. O Atleta que acumular 3 (três) cartões amarelos será suspenso por 1 (uma) Partida.
4.2. Caso o Atleta receba 2 (dois) cartões amarelos no mesmo jogo, este será expulso, pois os 2 (dois) cartões amarelos viram 1 (um) cartão vermelho.
4.2.1. Nesta hipótese o Atleta cumpre a Suspensão Automática, retornando na Partida subsequente a esta, com a quantidade de cartões amarelos que já tinha antes do fato relatado acima.
4.3. Caso o Atleta receba 1 (um) cartão amarelo e, posteriormente, receba um cartão vermelho direto na mesma partida, ocasionando sua expulsão direta, este cumprirá a Suspensão Automática, retornando na Partida subsequente a esta, com o mesmo saldo de cartões amarelos.
4.3.1. Caso esse o cartão amarelo recebido pelo Atleta na hipótese acima seja o terceiro por este recebido, em partidas diferentes, o Atleta cumprirá 2 (duas) Partidas de Suspensão Automática, sendo uma partida pelo cartão vermelho direto e outra partida pelo acúmulo dos 3 (três) cartões amarelos.
4.4. Caso o Atleta receba um cartão vermelho direto, este cumprirá 1 (uma) Partida de Suspensão Automática, retornando na Partida subsequente a esta, com o mesmo número de cartões amarelos que possuía anteriormente ao cartão vermelho recebido.
4.5. Todos os cartões, sejam eles amarelos ou vermelhos, serão zerados após o encerramento do Play-In.
4.5.1. Caso o Atleta receba o terceiro cartão amarelo ou seja expulso diretamente, ainda que na última Partida da Fase de Classificação ou no Play-In, o Atleta deverá cumprir a Suspensão Automática pelo número de Partidas com que foi penalizado, ou seja, cumprindo a suspensão no jogo de quartas de final.
4.6. Caso o Atleta seja punido com expulsão, em qualquer das hipóteses previstas neste item 3, o Atleta deverá se retirar imediatamente da quadra, não podendo retornar à mesma ou permanecer do banco de reservas.
4.6.1. A equipe que tiver um de seus Atletas expulso ficará por 2 (dois) minutos com 4 (quatro) jogadores, sendo este tempo interrompido caso sofra um gol, ocasião em que será permitida a entrada em quadra de outro Atleta para recompor a sua Equipe.
4.7. O Atleta que estiver suspenso não poderá ficar no banco de reservas durante o período em que estiver cumprindo a Suspensão Automática.
4.8. O Joga 5 determina, com auxílio da Direção do STJD, Patrocinadores e Semi-atletas, que o número de cartões amarelos e vermelhos será revertido em alimentos não perecíveis que terão destino a uma Instituição/Ong sem fins lucrativos. A soma de todos os cartões amarelos e vermelhos será feita por TIME. O capitão fica responsável por coletar a quantidade de alimentos a serem doados. A cada rodada teremos uma atualização das “dívidas” por time.
Cartões amarelos: 1kg de alimento não perecível ou valor em pix determinado pelo STJD.
Cartões vermelhos: 3kg de alimento não perecível ou valor em pix determinado pelo STJD.
5.1. É obrigatório o uso do kit do uniforme, cedido pelo Joga5 para a participação nas partidas, sendo que, caso o Atleta compareça para iniciar a partida sem qualquer das peças do Kit Uniforme (camisa, shorts e meião), este não estará autorizado a participar da Partida, até que a condição seja corrigida.
5.2. O uso do meião fornecido juntamente ao kit do uniforme da equipe é obrigatório, sendo que meia do tipo “pro socks” serão liberadas independente da cor, porém solicitamos ao semi-atleta o bom senso de utilizar a “pro socks” na mesma cor do meião do uniforme.
5.3. Casos omissos em relação aos uniformes serão analisados pelo STJD, individualmente.
6.1. O Limite de Faltas por tempo é de 5 (cinco), para cada uma das Equipes que estejam participando da Partida.
6.1.1. A partir da sexta falta, será cobrado tiro livre direto.
6.2. A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.
6.3. Quando o Atleta da mesma Equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe adversária.
6.4. No lateral ou escanteio se um Atleta arremessar a bola contra o seu próprio gol e a bola entrar, só será validado caso ela tenha desviado em algum Atleta de qualquer das equipes que estejam participando da Partida.
6.5. O lateral deve ser cobrado com os pés, sendo a bola colocada e parada sobre a linha, no mesmo local onde a bola cruzou o limite das linhas laterais, pelo solo ou pelo alto, podendo ser jogada em qualquer direção.
6.6. O Atleta que executa a cobrança do lateral ou de canto pode pisar fora da quadra, dentro desta ou ainda em cima da linha.
7.1. O goleiro terá 4 (quatro) segundos para realizar o arremesso de meta, sendo que se ultrapassar esse tempo, será marcado um Tiro Livre Indireto para a Equipe adversária, que será cobrado sobre a linha da área penal no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.
7.2. O goleiro não poderá tocar a bola com as mãos dentro de sua área penal se ela foi passada para ele intencionalmente por um jogador de sua equipe com o pé, mesmo se vinda de um tiro lateral, de canto, de tiro livre direto ou indireto.
7.3. Se um jogador de linha levantar a bola intencionalmente para devolvê-la ao goleiro usando a cabeça, peito, coxa, joelho ou qualquer outra parte e o goleiro tocar na bola com qualquer parte do corpo em sua meia quadra de defesa será marcado tiro livre indireto.
7.4. Se o goleiro receber a bola pela primeira vez na quadra de ataque e voltar para sua quadra de defesa com a bola, será considerado o primeiro toque e o árbitro abrirá a contagem de 4 (quatro) segundos.
7.5. Se o goleiro defender a bola parcialmente, não será considerado como primeiro toque e os companheiros poderão devolver ao goleiro, sem que tenha sido jogada ou tocada em um Atleta adversário.
7.6. Após cobrar um arremesso de meta o goleiro não poderá receber a bola novamente na quadra de defesa, sem que ela tenha sido tocada por um jogador da equipe adversária.
7.7. Se após um arremesso de meta a bola for devolvida para o goleiro em sua meia quadra de defesa por um jogador de sua equipe, sem que tenha tocado em um adversário, será marcado tiro livre indireto para equipe adversária.
7.8. Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocar na bola pela segunda vez em sua meia quadra de defesa, sem que a bola tenha sido tocada por um jogador adversário, será marcado tiro livre indireto se o toque foi realizado com qualquer parte do corpo que não seja as mãos.
7.9. O ato de receber a bola uma segunda vez de um companheiro na meia quadra de ataque e conduzi-la para sua meia quadra de defesa será considerada como segunda devolução e deverá ser punida com tiro livre indireto.
7.10. Se a bola for tocada pela segunda vez pelo goleiro usando as mãos, será marcado tiro livre direto se o toque foi realizado fora da área penal e será marcado tiro livre indireto se o toque foi realizado dentro da área penal, com o tiro sendo cobrado sobre a linha da área penal no ponto mais próximo do local onde ocorreu a infração.
7.11. Caso o goleiro efetue a cobrança de lateral, ele não poderá receber a bola novamente em sua meia quadra de defesa sem que ela tenha sido tocado por um jogador adversário.
7.12. No momento da cobrança de um penal, o goleiro defensor deve ter pelo menos parte de um pé em contato direto ou em cima da linha de meta.
8.1. PRAZO PARA SUBSTITUIÇÕES DE ATLETAS:
8.1.1. As substituições de Atletas poderão ser realizadas até a SEXTA RODADA da Fase de Classificação, conforme a necessidade de cada Equipe.
8.1.1.1. Para que a troca seja realizada, o jogador que entrará na vaga aberta deverá ter feito a inscrição via site e constar na lista de espera. O Atleta precisa estar inscrito e ter pago a taxa de inscrição para jogar a sexta rodada e, assim, ser oficializado como apto para participação do Joga5.
8.1.1.2. Conforme é realizado desde o primeiro ano do torneio, as substituições sempre seguem a ordem da lista de espera, independentemente da posição em que o semi-atleta que saiu e o que irá entrar, jogam, com exceção aos goleiros, obviamente.
8.2.1. TROCAS APÓS O PRAZO:
8.2.1.1. Após a sexta rodada, a janela será fechada e, APENAS em casos extremos (contusão, problema grave, etc.), o Atleta novo será autorizado a se inscrever mediante deliberação do STJD, com prazo limite até 48 (quarenta e oito) horas da última rodada da Fase de Classificação.
8.2.1.2. Em caso de lesões durante a Fase Eliminatória, só poderá ser feita a substituição do Atleta inscrito como goleiro, em caso de LESÃO COMPROVADA por meio de laudo médico, sendo convocado Goleiro Reserva, arcando a Equipe, única e exclusivamente, com os custos decorrentes desta convocação, nos termos do Item 10.
9.1. A Fase de Classificação será disputada no formato de Pontos Corridos:
9.1.1. Todos contra todos. Os 4 (quatro) primeiros colocados se classificam diretamente para as Quartas de Final. Os times colocados entre 5º e 12º lugar disputarão a fase de Play-In.
9.1.2. Pontuação:
9.2.1. Os times classificados entre o 5º e 12º lugares se enfrentarão em cruzamento olímpico:
9.2.2. A vantagem do empate será da equipe melhor classificada na Fase de Classificação.
9.2.3. Os vencedores avançam para as Quartas de Final.
9.3.1. Os confrontos serão definidos da seguinte forma:
9.3.2. Empates nas quartas de final serão decididos por pênaltis.
9.4. Todos os cartões (amarelos e vermelhos) serão zerados somente após o encerramento da fase Play-In.
10.1. Os confrontos serão definidos mediante classificação na fase anterior e seguindo o chaveamento:
10.2. Nas Partidas semi-finais não existe vantagem do empate e o empate será definido nos pênaltis.
11.1. A disputa do terceiro colocado será entre o Perdedor da Semifinal 1 x Perdedor da Semifinal 2
11.1.1 Cada time terá direito a pedir um tempo em cada período
11.1.2. Permanecendo o empate durante o tempo regulamentar, a Partida será decidida por cobrança de pênaltis, sendo a rodada inicial com 5 (cinco) cobranças para cada equipe. Persistindo o empate na rodada inicial de cobranças, iniciam-se os “alternados”, até a definição do vencedor.
12.1. A grande final será disputada entre o Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2.
12.1.1. Cada time terá direito a pedir um tempo em cada período.
12.1.2. Permanecendo o empate durante o tempo regulamentar, a Partida será decidida por cobrança de pênaltis, sendo a rodada inicial com 5 (cinco) cobranças para cada equipe. Persistindo o empate na rodada inicial de cobranças, iniciam-se os “alternados”, até a definição do vencedor.
14.1. Primeiro W.O.:
14.2. Segundo W.O.:
14.3. Terceiro W.O.:
15.1. Com o objetivo de manter a competitividade e evitar a ocorrência de W.O., caso o goleiro inscrito não possa comparecer em determinado jogo, o time pode solicitar junto ao STJD o “Goleiro Reserva”. Para que isso aconteça, deve-se obedecer às seguintes condições:
15.2 O motivo do não comparecimento do goleiro deverá ser comunicado pelo capitão da equipe no grupo de capitães, com a maior antecedência possível, estando limitado o requerimento até às 12h00 do sábado em que a Partida será realizada, assumindo a equipe o risco de não ser possível conseguir um goleiro disponível.
15.3 Cada equipe poderá solicitar o goleiro reserva até 2 (duas) vezes durante a edição do Joga5, respeitando os seguintes critérios:
15.4 A solicitação deve ser feita pelo capitão no grupo de capitães até as 12h00 do sábado de realização da partida. O STJD avaliará a justificativa apresentada e deliberará sobre a aprovação do pedido.
15.5 O STJD solicitará um goleiro de aluguel de maneira aleatória, via aplicativo GOLEIRO DE ALUGUEL, com o custo sendo de responsabilidade da Equipe solicitante, com valor a ser pago juntamente ao requerimento, diretamente ao STJD.
15.6 Valor atual (Abr/25) da contratação do goleiro de aluguel: R$33,99, podendo ser reajustado a critério da plataforma utilizada.
15.7. Em hipótese alguma, o goleiro substituto poderá ser escolhido ou convidado por algum Atleta.
15.8. Para o goleiro reserva ser acionado, o goleiro inscrito do time não pode estar suspenso ou com mensalidade em atraso.
15.9. Caso o goleiro reserva seja expulso, o STJD tomará as atitudes cabíveis para que este não participe de mais nenhuma partida no torneio. Entretanto, como o goleiro reserva substituiu o goleiro titular para minimizar o prejuízo da equipe jogar sem goleiro, caso o reserva seja expulso, o titular somará, automaticamente, um cartão amarelo aplicado na partida em questão. Sendo o terceiro cartão amarelo, o goleiro titular ficará suspenso na próxima partida.
16.1. Os critérios de desempate da Fase de Classificação são os abaixo listados, em ordem:
17.1. Ficam instituídos os seguintes prêmios: