Boa tarde amantes do futebol arte (mas que fazem o contrário em quadra). Meu nome é PITAGOLLÁS, sou filósofo, matemático, artilheiro e maconheiro.
Irei compartilhar a matemática da classificação deste torneio tão fabuloso, que apesar da falta de talento de quem joga, gera entretenimento aos sábados.
Como já diria EU, “O número é o princípio e a raiz de todas as coisas”. E fazendo uma análise criteriosa da tabela, descobri que temos 13 times participando, ou seja, um número ímpar. Entretanto, só se classificam 8 para a próxima fase, ou seja, um número par. E já temos 5 times classificados, com apenas 3 vagas em aberto, mas com 5 times disputando a classificação, ou seja, com predominância dos números ímpares. Isso quer dizer que duas equipes serão eliminadas, vejam só.
Agora vamos analisar a probabilidade de classificação de todas as equipes que brigam na última rodada, em ordem decrescente da tabela.
6º – Londres – 17 Pontos, 5 Vitórias, Saldo +7 e 47 Gols Pró
Equipe é a mais bem classificada dentre as que brigam pela classificação. Pode perder por até 2 gols de diferença, que se classifica. Vem de um bom retrospecto nas últimas partidas, mas enfrenta a equipe de Barcelona e deve ser derrotada por grande margem de gols. Como vai depender de outros resultados, que a Márcia Sensitiva já me falou que não vai lhes favorecer, não deve classificar.
PROBABILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO: 3%
7º – Paris – 15 Pontos, 5 Vitórias, Saldo -10 e 37 Gols Pró
Vem de uma vitória importante na última partida, e agora depende apenas de sua vitória para classificar, o que deve acontecer, porque Tokio vai poupar seu time. Caso não vença, o que acho impossível, ainda se classifica caso Pequim seja derrotado e Atlanta não tire o saldo de gols. Como não vai depender de ninguém, pois vai golear, tá dentro.
PROBABILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO: 78,3%
8º – Pequim – 15 Pontos, 4 Vitórias, Saldo +3 e 35 Gols Pró
Se complicou na última rodada, quando colocou Irvig pra jogar de pivô e a defesa virou uma peneira. Mas vai pegar o fraco Moscou, e deve atropelar. Único problema é que o jogo é as 16:20, o que deve complicar as coisas para alguns atletas de sua equipe, que gostam do que eu gosto. Caso não vença, se classificaria com tropeços de Barcelona e Atlanta, o que não deve ocorrer. Sua sorte é que Moscou tá mais devagar que o Crau marcando o Bigode.
PROBABILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO: 88,4%
9º – Barcelona – 14 Pontos, 4 Vitórias, Saldo +3 e 42 Gols Pró
Equipe vem de 3 vitórias seguidas, virou uma máquina, e todo mundo tá com medo de enfrentá-los. Se classifica com uma vitória por 3 gols de diferença, ou, caso vença por menos, com uma vitória combinada com um tropeço de Paris ou Pequim. Como vai ganhar por mais de 10, não precisa ligar pra isso. Tokio que se cuide, pois pintou o campeão.
PROBABILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO: 115%
10º – Atlanta – 12 Pontos, 4 Vitórias, Saldo -14 e 24 Gols Pró
Infelizmente, “Tudo o que é belo é agradável, mas nem tudo o que é agradável é belo”. O que isso quer dizer, eu não sei, mas parece o time de Atlanta jogando. Pois é agradável vê-los, mas não é um belo futsal. Devem golear Atenas, minha querida equipe já eliminada, mas para classificar dependem que o Castor acorde cedo e que o PT se eleja em Balneário Camboriú.
Ou seja, tá difícil.
PROBABILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO: 0,5%
Lembrando que, números não mentem.
“Ο αριθμός είναι η αρχή και η ρίζα όλων των πραγμάτων”
PITAGOLLÁS
Filósofo, matemático, artilheiro e maconheiro.